Livro com registro histórico dos artistas e arteiros de Pouso Alegre, reunindo o trabalho de poetas, contistas, cronistas, escritores de cordel, fotógrafos e artistas plásticos.
Produção: Juliane Prado e Fernanda Tersi.
Capa: Reginaldo Gomes.
Arte: Leonel Raimundo da Silva / Gráfica Santa Luzia Ltda.
Realização: Núcleo Artenativo de Pesquisas da Arte, 2009/2010.
Apoio Cultural: Hospital Renascentista e Magsul.
Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Pouso Alegre - MG.
O NAPA (Núcleo Artenativo de Pesquisas da Arte) existe há mais de dez anos na cidade de Pouso Alegre, e desenvolve pesquisas nas áreas de teatro, dança, música, literatura, poesia e artes plásticas. O Núcleo é constituído por artistas e grupos que trabalham em diferentes áreas de produção artística.
Já foram realizados pelo grupo projetos musicais: "Mostra de Músicas Próprias" em quatro edições e a gravação do CD "Mandu Sem Fronteiras" - Cena Musical Alternativa Contemporânea; projetos teatrais de palco e rua: "Cenas Curtas" e "Trupe do Balaiô"; fanzine cultural: "Jornal Artenativo" com 21 publicações e o "Sarau Artenativo" que continua reunindo artistas de diversos recantos brasileiros atualmente em sua 22ª edição.
O NAPA, fundamentalmente um núcleo de fomento cultural e divulgação da arte da Terra do Mandu, vem agora dar continuidade ao seu trabalho de registro histórico dos artistas e arteiros da terrinha, reunindo neste livro o trabalho de poetas, contistas, cronistas, escritores de cordel, fotógrafos e artistas plásticos.
Num tempo de desvalorização da verdadeira essência humana, mais uma vez lançamos nosso grito, acreditando no poder de transformação da arte.
EVOÉ todos artistas!